Julho 24, 2024

Pela legislação de trânsito, é necessário que os brasileiros tenham pelo menos 18 anos de idade para poder dirigir veículos em vias públicas no Brasil. No entanto, embora essa limitação seja amplamente reconhecida pelos brasileiros, uma dúvida comum para muitos motoristas é se há uma idade máxima de condução.

Desde 2021 entrou em vigor a alteração feita na Lei de Trânsito Brasileira (CTB). Dessa forma, trata-se da mudança na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que tem prazo de validade.

Para motoristas com menos de 50 anos, a CNH agora é válida por 10 anos.
Para motoristas com idade entre 50 anos e até 69 anos, o prazo de validade da CNH passa a ser de 5 anos.
Finalmente, para motoristas com 70 anos ou mais, a carteira de motorista agora é válida por 3 anos.

Por isso, o primeiro passo para quem precisa renovar a CNH por ela estar vencida é entrar no local do Detran na sua área e preencher o formulário adequado para isso, e depois escolher o local de atendimento presencial.

Além disso, é importante considerar que, se o examinador perceber que o motorista tem um problema, ele pode não permitir a renovação da licença.

Isso acontece porque nesse tipo de exame de saúde física e mental, observa-se se o motorista é capaz de dirigir com segurança nas vias públicas do país. Portanto, portanto, para que seja possível manter a sua segurança e a segurança de outras pessoas que utilizam as estradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *