Abril 22, 2024

Foto: PMSJB

A Secretaria Municipal de Turismo de São João da Barra participou na sexta-feira,15, em Cardoso Moreira, do workshop e da abertura do 3º Festival Caminhos do Açúcar. A organização foi do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) — que conta com 18 municípios —, com foco em alavancar o turismo integrado para toda a região.

O workshop aconteceu na Câmara Municipal de Cardoso Moreira, durante todo o dia, e tratou de assuntos como análise dos produtos turísticos municipais, plano executivo dos recursos captados, metas a curto prazo de captação, situação atual de cada município, estratégias comercias e apresentação do mapa de feiras de 2024, entre outras discussões.

O secretário de Turismo e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, e o gerente de Turismo do município, Alcimar Mello, participaram do evento que culminou com a abertura da 3ª edição do Festival Caminhos do Açúcar, no Parque de Exposições de Cardoso Moreira.

— As ações do consórcio têm nos apresentado uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento do turismo e dos atores que integram esse movimento, que visa o crescimento de uma atividade econômica forte e solidificada, promovendo a geração de trabalho e renda de forma sistemática ao longo de todo o ano — pontuou o secretário.

Edivaldo ainda participou de uma reunião com prefeitos, secretários municipais de Turismo com a equipe executiva do Cidennf e fez parte da cerimônia de abertura do festival representando a prefeita Carla Caputi. Na ocasião, foi recebido pela prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, e pela presidente do Cidennf, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.

— Essa integração entre os municípios é importante para fortalecer o diálogo não só sobre o turismo, mas de ações que vão beneficiar toda a região por meio do consórcio — concluiu o secretário.

Cidennf – Criado em 2018, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense reúne 18 municípios (com mais dois em fase de adesão), desenvolvendo políticas públicas em prol das regiões Norte e Noroeste em diversos setores.

O Cidennf, atualmente, é formado pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai., abrangendo uma extensão territorial com mais de 10 mil km². (IBGE 2021).

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *