Abril 22, 2024

Foto: PMSJB

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de São João da Barra, Guarda Civil Municipal e as Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil atuarão de forma integrada na ExpoBarra, que será realizada de 11 a 15 de outubro. Entre as estratégias traçadas estão o aumento do efetivo, barreira de detector de metal na entrada do Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha, atuação de segurança privada, limite de término do evento até as 3h, blitz nas principais vias de acesso e a implantação do Centro de Controle e Comando, para operacionalização do sistema de monitoramento por câmeras e por drones.

Além das câmeras de segurança já existentes nas vias públicas, os profissionais que atuarão no Centro de Controle e Comando terão acesso a aproximadamente 50 câmeras que serão instaladas dentro e fora do Parque de Exposições e Eventos. A comunicação interna entre as equipes de segurança será por rádios de comunicação, para agilizar o contato em caso de ocorrências. Foi publicado Decreto Municipal proibindo a entrada com cooler, além da comercialização e o uso de garrafas de vidro.

Todos os órgãos de segurança atuarão com o efetivo máximo, sendo que a Polícia Militar disponibilizará o policiamento ostensivo extraordinário e a Polícia Civil, reforço de contingente que ficará de prontidão na 145ª Delegacia. A Guarda Civil Municipal terá apoio do Programa de Turno Adicional Remunerado (Protar) e policiais militares do convênio com o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), além da Polícia Rodoviária Federal que intensificará as ações na BR-356.

O esquema de segurança contará, ainda, com um efetivo de segurança privada de pelo menos 150 homens por dia e o apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Defesa Civil, fiscalização do setor de Postura, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), brigada de incêndio e equipe da correição de animais.

— A previsão é de recebermos um grande público e a intenção é propiciar a segurança interna, externa e nos acessos para que os munícipes e turistas possam desfrutar de toda a programação com total tranquilidade. Atuaremos de forma integrada, junto a todas as forças de segurança, para alcançarmos o resultado esperado — declarou o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.

Além dos secretário de Segurança e do titular da pasta de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, estiveram presentes na reunião o comandante da Guarda Civil Municipal, Rogério Constâncio, o chefe de Planejamento do 8º Batalhão de Polícia Militar, capitão Wanderson Soares, o comandante da 5º Cia da PM em SJB, capitão Sérgio Batista Viana Filho, e o responsável regional da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (Cproeis), capitão Jonas Grilo.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *