Abril 15, 2024

DIVULGAÇÃO: PMC

Em Campos, cerca de 120 produtores rurais são beneficiados com doações de resfriadores e geradores

O Programa Campos Leite tem como objetivo trabalhar a cadeia produtiva do leite, visando à retomada do protagonismo da produção leiteira no município.

O Programa Municipal Campos Leite, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, está beneficiando cerca de 120 produtores rurais de várias regiões do município, que são atendidos diretamente. Ao todo, foram entregues oito resfriadores e oito geradores de energia, que ajudarão no armazenamento do leite produzido até a chegada do transporte à indústria. O Programa tem como objetivo trabalhar a cadeia produtiva do leite, visando à retomada do protagonismo da produção leiteira no município.
Os resfriadores têm capacidade de armazenar dois mil litros de leite por dia, possibilitando o aumento da renda de mais de 2.200 famílias de produtores de leite, de nove localidades de Campos. Entre os beneficiados estão o assentamento Zumbi, nas terras que eram da Usina São João; as regiões de Balança Rangel e Travessão; Sesmaria; Morro do Coco; Santa Maria, Mata da Cruz e Dores de Macabu.

Diretor do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ramiro Elvio Azevedo de Souza explica que os equipamentos ajudam muitos produtores, porque o leite chega mais rápido e no resfriador, além de manter a qualidade até que seja coletado pelo caminhão do laticínio. “Essa coleta normalmente é feita de dois em dois dias, isso acumula um volume maior, economizando a despesa de frete e proporcionando um preço melhor aos produtores, o que vai trazer benefícios aos produtores que são atendidos diretamente. A perspectiva é aumentar o número de produtores e a quantidade de leite produzido por cada um”, destacou o diretor.
Os resfriadores são doados pela Prefeitura de Campos para associações e pequenos produtores, incluindo da agricultura familiar. Para o produtor rural de Balança Rangel Elson Ribeiro da Silva, beneficiado pelo incentivo do governo municipal, os resfriadores são fundamentais no apoio das modalidades. “Não tínhamos lugar para colocar os produtos produzidos, mas com a chegada dos resfriadores, o benefício é muito grande para todos da região. Foi uma grande conquista do pequeno produtor”, enfatizou.

O vice-presidente da Associação de Produtores Rurais e Amigos de Mata da Cruz (APRAMAC), Jurandir Perciliano Alves, conta que muitas dificuldades já foram enfrentadas pela falta do equipamento. “Tivemos algumas dificuldades em relação ao tanque resfriador na produção, mas o prefeito Wladimir Garotinho vem apoiando e incentivando a nossa categoria. Hoje, temos dois tanques que fornecem produtos de alta qualidade para passar ao comprador. Só temos agradecimentos ao prefeito e toda a sua equipe”, ressaltou.
Também de Mata da Cruz, o produtor Leiteiro Luan Amaral fala sobre os benefícios que a Associação dos Produtores Rurais e a Associação Leiteira de Mata Cruz vêm recebendo com a chegada dos resfriadores. “Está sendo muito importante a ajuda do tanque resfriador e gerador que recebemos da Prefeitura. Tudo isso facilita a produção e escoação do que produzimos, e com isso vamos conseguir ter mais qualidade no fornecimento”, disse.

Cortesia: Prefeitura Municipal de Campos.
Por: Tatiana Rangel – Foto: Ramiro Elvio / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *