Abril 22, 2024

São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na terça-feira (19) Mil mudas de quatro espécies diferentes de maracujá, certificadas e produzidas em Brasília pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), chegaram a São Francisco.

Foto: SFTV

O recebimento marca o início da parceria entre prefeitura e Governo do Estado para retomar a cultura da fruta no município.

FOTO:SFTV

O vice-prefeito Raliston Souza acompanhou a chegada das mudas junto com o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, o subsecretário da pasta, Daniel Abílio, além do subsecretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Felipe Brasil, do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Paulo Renato Marques, e do assessor chefe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Mário Concebida.

FOTO: SFTV

As mudas, adquiridas pela Pesagro-Rio, são das seguintes variedades: BRS Gigante Amarelo (3.000), BRS Sol do Cerrado (5.500), BRS Rubi do Cerrado (1.000) e BRS Pérola do Cerrado (500).

FOTO: SFTV

Para Dr. Enaldo, este é um momento histórico para SFI, que poderá reviver os anos 80, período em que foi o maior produtor de maracujá do Estado e um dos maiores do Brasil.

FOTO: SFTV

Estamos realizando o cadastramento dos produtores interessados. Até agora, já chegamos a 50. A partir da assistência da engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada pelo convênio com a Pesagro-Rio, estamos trabalhando na adaptação das mudas e orientando os produtores sobre o preparo da terra, que precisa estar pronta para receber a doação explicou.

FOTO:SFTV

O vice-prefeito considera que, por meio deste projeto, “vamos fortalecer ainda mais nosso agronegócio, que já é pujante e responsável por abastecer várias partes do país”.

 

Cortesia:
ASCOM | SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *