Novembro 13, 2025
O escritor Roberto Pinheiro Acruche será homenageado em Iracemápolis, SP, com a Comenda “Cora Coralina” pela ACLAB

O escritor Roberto Pinheiro Acruche será homenageado em Iracemápolis, SP, com a Comenda “Cora Coralina” pela ACLAB.

O embaixador Internacional da Paz Carlos Gutto Siqueira, presidente da seccional da ACLAB de Miami-USA, indica o nome do Sr. Roberto Pinheiro Acruche, acadêmico membro da academia Pedralva de Letras e Artes, escritor, historiador, compositor, autor do hino oficial do Município de São Francisco Itabapoana, RJ, para receber a Comenda “Cora Coralina” e tomar posse como presidente da Seccional da ACLAB de São Francisco de Itabapoana, RJ.

Roberto Acruche, homenageado
Roberto Acruche, homenageado

A Comenda “Cora Coralina” é uma honraria concedida pela Academia de Ciências, Letras e Artes do Brasil (ACLAB) a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e artístico do país. Essa comenda é um reconhecimento à trajetória e ao impacto positivo que essas pessoas têm em suas comunidades e no cenário nacional.
A Comenda Cora Coralina é uma importante distinção que valoriza o trabalho de personalidades que fazem a diferença em suas áreas de atuação.


A maior homenagem que você pode fazer ao ser humano é reconhecer o seu legado em vida”, a homenagem sera final dia 25 de abril de 2026 em Iracemapolis, SP.

O Historiador que conta a sua história

Roberto Pinheiro Acruche, nascido em 21 de julho de 1944, em São Francisco de Itabapoana (RJ), é poeta, trovador, historiador, compositor e memorialista, amplamente reconhecido por sua contribuição à cultura e à preservação da história do município. Autor de obras como Apontamentos para a História de São Francisco de Itabapoana e “Minha Terra Também Faz Parte da História do Brasil”, Acruche tem papel fundamental na valorização da identidade local por meio da literatura, da música e da pesquisa histórica.

Recentemente, foi homenageado durante o Festival do Aipim e da Mandioca, recebendo o reconhecimento “Lenda Viva” de São Francisco de Itabapoana, mérito criado pelo diretor e jornalista Gutto Siqueira para destacar e valorizar personalidades que marcaram a história e a cultura do município.

Além de sua produção literária e musical, Roberto Acruche atua há décadas na promoção da poesia e da trova, tendo sido delegado da União Brasileira de Trovadores (UBT) e membro de academias de letras regionais, sendo amplamente respeitado como uma das figuras mais emblemáticas da vida cultural saofranciscana, responsável pela criação da lei orgânica e do hino municipal.
Roberto Acruche, merece todas as honrarias e respeito.

Conversando com a São Francisco TV, Roberto Acruche, agradeçeu e destacou:
“Obrigado meu Amigo, graças aos amigos como Você, (Gutto Siqueira), que reconhece e valoriza o meu trabalho que cada vez mais me empenho e dedico a realização dos projetos destinados ao crescimento e desenvolvimento do nosso Município. Enquanto Receber de Deus a força, bênção, Dons e amigos como Você, estarei pronto, disposto e determinado continuar realizando os trabalhos, projetos e sonhos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *