Foto: Internauta
Homem encontrou um Golfinho morto na tarde desta quinta-feira (16), próximo a lagoa, na beira mae em Grussaí.
A franciscana ou toninha é uma espécie de cetáceo da família dos pontoporídeos e a única do gênero Pontoporia. É a única espécie de golfinho em ameaça de extinção no Brasil, e possivelmente a mais ameaçada da América do Sul.
O Homem residente de Grussaí, registrou o golfinho morto com foto e um vídeo que você pode ver a seguir:
Ele disse também que chegou a ver vários Golfinhos nesta tarde na praia de Grussaí e como mostra no vídeo, água do mar na cor verde, geralmente, essa época do ano, o mar fica nesse tom esverdeado.
Golfinhos não conseguem ficar muito tempo fora d’água, eles têm a pele muito grossa e gordurosa que lhes fornece calor e, fora d’água, provoca rapidamente desidratação e morte.
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.
Redes de pesca são uma das principais causas de morte de golfinhos:
as malhas utilizadas na pescaria são principais causas da morte de golfinho na costa pernambucana. “Geralmente, o animal fica enroscado na rede de pesca e termina morrendo afogado.
Assim como outros mamíferos, os golfinhos possuem respiração pulmonar. Por isso, eles precisam subir até a superfície para captar oxigênio. O animalzinho é considerado um acrobata que pode atingir até 5 m de altura em seus saltos para fora da água. Além disso, eles podem nadar até 40 km/h.