Agosto 27, 2025
WhatsApp Image 2025-08-22 at 20.24.14

Festival do Aipim e da Mandioca homenageia “Lendas Vivas” em São Francisco de Itabapoana.

 

O Festival do Aipim e da Mandioca, realizado no último sábado (16), celebrou a cultura e a tradição agrícola de São Francisco de Itabapoana ao homenagear personalidades reconhecidas como “Lendas Vivas” do município.

Roberto Acruche, homenageado
Roberto Acruche, homenageado

O evento foi contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, além da realização da Brazil VT Produções e Multimídias Ltda.

A apresentação ficou a cargo da influênciadora digital
Klau Alexim.

Foto Klau

Roberto Acruche, Gutto Siqueira e Klau Alexim
Roberto Acruche, Gutto Siqueira e Klau Alexim

Foram homenageados Roberto Pinheiro Acruche, Luiz Carlos Zainotte, (filho adotivo), do Barão Ludwig Kummer, e José de “Pola”, que receberam o título de “Lenda Viva”, reconhecimento criado por Gutto Siqueira para valorizar e reconhece-los pelas contribuições ao município.
Roberto Acruche agradeceu a homenagem e disse: “Precisamos respeitar a juventude porque eles precisam ser orientados, educados e estimulados”.

Também foram lembrados Carlos Roberto Zainotte, da empacotadora Tipity, e o produtor de farinha Dirley Caetano, proprietário da Farinha Praça da Fé, além de outros produtores da agricultura e da cultura local.
Segundo Dirley que gostou do evento; “Gostaria que fosse realizado mais evento como este valorizar e reconhecer o lavrador”.

Foto Dirley Caetano
Dirley Caetano

A programação trouxe ainda o concurso culinário, que premiou o melhor bolo e pudim de aipim. Em uma curiosidade que animou o público, mãe e filha conquistaram os concursos de guloseima,
Sandra Eliza Vicente dos Santos Gomes com melhor Bolo de Aipim e sua filha
Kesya dos Santos Gomes – com melhor Pudim de Aipim.

Já o concurso de maior rama colhida e de planta com maior quantidade de raízes foram para o produtor rural Davi Junqueira.

 

O organizador do festival, Gutto Siqueira, destacou a importância do evento como um espaço de valorização cultural e fortalecimento da identidade agrícola do município, ressaltando o papel da Lei Aldir Blanc no incentivo a iniciativas como essa.

A festa contou também com atrações musicais, o DJ Matheus Silva animou o público, e o cantor Jonas Machado, natural de Praça João Pessoa, encerrou a noite com repertório de forró e sertanejo.

O festival teve ainda o apoio cultural da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Obras, Sicoob Fluminense, Centro de Gastronomia Frigideira, ISCET-Instituto e São Francisco TV.

Imagens:
Itabapoana News.
Vitório Milanese.
Vi aqui no DJ.
Cristian
Rochinsky.
São Francisco TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *