A Escola Municipal de Gargaú localizada em São Francisco de Itabapoana, enfrenta um grande desafio no que diz respeito à qualidade do ensino oferecido aos alunos.

A falta de professores para o período da tarde tem sido um problema recorrente na instituição, oque impacta diretamente no aprendizado dos estudantes.
Pais e Alunos preocupados:
Segundo relatos de pais e alunos, a situação tem gerado desânimo e desmotivação por parte dos estudantes, que não estão conseguindo acompanhar o aprendizado.
A ausência de professores é um problema que não pode ser subestimado, uma vez que compromete a qualidade da educação oferecida e pode impactar no futuro dos estudantes.
A falta de estímulos, orientação e esclarecimento de dúvidas pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, além de diminuir a motivação para frequentar as aulas.
A Escola Municipal de Gargaú, é uma instituição municipal de ensino importante para a região, atendendo um grande número de estudantes. Por isso, é fundamental que as autoridades competentes olhem para o problema com atenção e busquem soluções efetivas para garantir que os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e que possam desenvolver suas habilidades e potencialidades.
Nas redes sociais, mães expressam a sua indignação de como a Secretaria de Educação vê a situação.
Segundo mãe de aluno, as crianças ficaram mais de 1 mês sem professor durante o início do ano letivo de 2023.
Em uma postagem mãe do estudante relata:
Algumas salas de aula, continuam sem sistema de ventilação, na parede se vê o suporte sem ventilador instalado.


Legislativo:
Em contato com acessoria do vereador Ralphinho do Aipim, fomos informados que 28/02/2023, em uma secção extraordinária na Câmara Municipal, o Vereador Ralphinho do Aipim, na
Indicação 009/2023, ele pediu pra acelerar o processo de contratação pra todas as áreas da educação.

A (Smec) Secretaria Municipal de Edução e Cultura recebeu o ofício do projeto aprovado na Câmara Municipal, mas até hoje não foi dado início ao projeto.

Secretaria de Educação e Comunicação:
Mantendo o dever de informar com imparcialidade, a São Francisco TV sempre oferece a oportunidade a todas as partes envolvidas a se pronunciarem e expor a sua posição.
Solicitamos uma entrevista com as secretarias de Educação e Comunicação.
Perguntas enviadas aos Secretários.
1-Como é feita a seleção de professores para o ano letivo?
2-Quando ela é feita?
3-Quais são os critérios utilizados para selecionar determinado número de professores?
4-Sabendo do início do ano letivo e tendo os números de alunos já matrículas, por que a falta de professores?
5-As escolas estão devidamente equipadas e em condições de abrigar todos alunos matriculados?
O Secretario de Educação, Sec. Robson Santana, nos informou que:
“Já está ajustando essa situação essa semana.”
Já a secretaria de Comunicação, nos informou que, a prefeita Francimara Barbosa Lemos, esteve na última quinta-feira (09/03) em plenário na câmara dos vereadores por livre e espontânea vontade, esclarecendo todas as dúvidas no que se diz respeito a educação.
Prefeitura se preocupa com a educação:
A prefeita Francimara, preocupada com a educação, autoriza, com um valor orçada em R$ 1.581.314,07, a construção da Escola Municipal Antônio Paes Viana, em Imburi está prevista para ser concluída em janeiro de 2024.
A ordem de serviço para a obra foi assinada no dia 8 de Marco pela prefeita Francimara Barbosa Lemos.
O local terá 949,08 m2 de área construída. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, a unidade escolar contará com oito salas de aula, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, banheiros com acessibilidade, além de espaços do setor administrativo, como depósito de material didático, cozinha, despensa, secretaria e salas da direção, reunião e dos professores.
