O Domingo na costa SãoFranciscana também teve a procissão da Padroeira dos Pescadores e da Praia de Guaxindiba, Nossa Senhora dos Navegantes.

0
338

Como é de costume, a procissão dos barcos podiam serem vista ao longo da praia de Guaxindiba neste domingo de muito sol.

Segundo secretário de pesca Sr. João da Ótica, essa procissão marítima acontece sempre no último domingo do mês de janeiro, sempre às 10:00 horas da manhã, ela sai lá de Guaxindiba do Pedregal próximo a adoção dos filhinhos e vai até o Mineirão em Santa Clara.
Já no dia 2 de Fevereiro acontece a procissão terrestre.
Os pescadores sem qualquer ajuda, por conta própria eles se reúnem e acompanham a procissão para agradecer Nossa Senhora pelo trabalho, pelos dias em que estão no alto mar, que Nossa Senhora proteja e que durante a pesca dê bastante abundância na captura dos peixes.

O Secretario João da Ótica acrescentou que:
“A devoção dos pescadores, mesmo que antigamente havia mais barcos, e alguns pescadores se tornaram evangélicos e com isso diminui um pouco, mas a tradição ela continua, e também mantém o lado social, essa interação entre os pescadores é além da religião ela é muito importante, isso mostra a união dos pescadores com uma energia da produção é um ajudando o outro, na ornamentação dos Barcos, mesmo sem nenhum incentivando.
Também é importante a fé a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes essa interação está muito importante, conclui.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui