Caso Mickael de 2 anos que faleceu em Campos após tomar vacinas

0
203

Foto: Rede social

Mickael de Jesus de Oliveira, de apenas 2 anos, morreu nessa quarta-feira (17) em Campos, após passar mal cerca de 45 minutos depois de ter tomado quatro vacinas na Cidade da Criança na última terça-feira (16). O menino – que era cardiopata – tinha suspeita de ter Síndrome de Down, mas não houve o diagnóstico oficial. A família acredita que houve negligência no modelo de aplicação das vacinas.

A criança recebeu as vacinas de tríplice viral, pentavalente e VIP/VOP que protege contra a poliomielite. Essas são vacinas comuns que são aplicadas corriqueiramente, mas estariam atrasadas no caso do Mickael, por conta da pandemia e porque ele precisou ficar internado após passar por procedimento cirúrgico. Após a aplicação das vacinas, o menino se sentiu mal quando já estava em casa, e a mãe levou o filho para a Cidade da Criança novamente. Os funcionários acionaram os bombeiros, que o socorreram para o Hospital Ferreira Machado, onde foi internado e morreu.

Em nota a Secretaria de Saúde afirmou que não há contraindicação para a aplicação de duas ou mais vacinas no mesmo dia e que a causa da morte está sendo investigada. “A Secretaria de Saúde manifesta pesar e solidariedade aos familiares nesse momento de dor. A Secretaria de Saúde esclarece que não há contraindicação para a atualização da caderneta de vacina, ou correlação com o quadro pré-existente de cardiopatia, para a administração de duas ou mais vacinas, sendo prática admitida no mesmo dia conforme orientação do Ministério da Saúde. A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde está acompanhando o caso e apurando a fatalidade, seguindo todos os parâmetros técnicos e científicos recomendados”, disse.

O corpo do menino foi velado nesta quinta-feira (18), na casa da avó paterna, na localidade de Baixa Grande, na Baixada Campista. O corpo foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui