Novembro azul: estilo de vida saudável é importante para a próstata

0
203

Foto: Rede social

Manter hábitos saudáveis é importante para evitar diversos tipos de doenças. Bem-estar e qualidade de vida são formados por diversos fatores, como: alimentação balanceada, atividade física regular, sono regenerador, regulação intestinal e até adequada hidratação. Ter estilo de vida saudável é importante também para prevenir o câncer de próstata, que tem o mês de novembro como ápice de campanhas de conscientização sobre a doença.

Além dos fatores citados, podemos incluir para a saúde geral do homem: não fumar, beber moderadamente, controlar o estresse. Um ponto importante é o homem ter uma alimentação mais natural: legumes, frutas e vegetais verdes. Carnes magras, sem gordura são mais salutares para o organismo.

Os alimentos industrializados e processados, como: presunto, mortadela, conservas, devem ser restritos no cardápio, bem como carne de boi gorda e salgada do churrasco. O açúcar em excesso tem a capacidade de inflamação do corpo, provocando obesidade e uma série de doenças cardiovasculares. O exercício físico rotineiro estimula o equilíbrio psicoemocional por meio de liberação das endorfinas:

  • Diminuem processos de inflamação celular
  • Aumentam a atuação dos mecanismos antioxidantes
  • Estimulam a função imunológica do organismo

Voltando a falar de alimentação, confira 5 alimentos importantes para manter a próstata saudável:

Tomate: tem licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações malignas, feito a multiplicação sem controle que ocorre no crescimento dos tumores.

Castanha-do-pará: o selênio formador da oleaginosa é um mineral que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante.

Vegetais crucíferos: como brócolis, couve-flor, repolho, couve são ricos em sulforafano e indole-3carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.

Chá verde: as isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e estimulantes da morte programada das células, conhecida como apoptose.

Peixes: O ômega-3 é uma gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui