Prefeitura de SFI firma parceria com o Instituto Federal Fluminense

0
271

Em visita ao município de São Francisco de Itabapoana, os diretores do campus Campos Centro do IF Fluminense, Jonivan Lisboa – Diretor de Pesquisa, representando o Diretor Geral, Carlos Alberto Fernandes Henriques e Alex Cabral Barbosa – Diretor de Extensão, foram recebidos na sede da Prefeitura Municipal pelo Vice-prefeito Raliston Souza, o Secretário de Educação e Cultura Robson Santana, o Secretário de Agricultura, Enaldo Vieira Barreto, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, Vereadores e as Coordenadoras-gerais da Secretaria de Educação e Cultura, Amanda Passalini e Giselle Pessanha.

O encontro aconteceu para formalizar uma parceria entre o município e o Instituto Federal Fluminense. Inúmeras ações positivas, em várias esferas municipais, serão viabilizadas mediante esta parceria.

O Coordenador Adjunto de Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e suas Tecnologias, Luciano Falcão, apresentou virtualmente aos participantes, o “Projeto do Grupo de Extensão Arquitetura de Todos: ações para a implantação e promoção da assistência técnica pública e gratuita para habitação de interesse social na região Norte Fluminense”, que por meio da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008), visa garantir que famílias com renda de até três salários mínimos, em áreas urbanas e rurais, recebam assistência técnica pública e gratuita, para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias.

Os diretores conheceram os principais pontos e obras municipais. Durante o trajeto, foram-lhes apresentadas algumas demandas de necessidade do município como: oferta de cursos profissionalizantes (Formação Inicial e Continuada – FIC) aos alunos da EJA da Rede Municipal de Ensino; formação continuada para professores de acordo com a demanda da SMEC; capacitação de professores para oferta do Projeto Pré-IFF para os alunos da Rede Municipal de Ensino; elaboração de Projeto de Iluminação no Centro Cultural; construção de acesso de um prédio ao outro no Centro Cultural; oficina de Teatro para os alunos na Rede Municipal a ser ministrada no Cineteatro do Centro Cultural; projetar a entrada da cidade, revendo os retornos e contornos que estão sendo construídos; projetar os espaços do Mercado Municipal com distribuição das bancas comerciais (Padaria Escola, Praça de Alimentação, local para exposição de um monumento, cuja escultura terá por base o tema “Abacaxi” escolhido por meio de concurso cultural de desenho entre os alunos da Rede Municipal e selecionado e estruturado pelos estudantes do Curso de Designer Gráfico do IFF, estipular forma de descarte de material da área da peixaria.); analisar e reprojetar os espaços da Rodoviária Municipal; implantar sinalização de trânsito no centro da cidade; estudar e projetar a reorganização da urbanização do centro da cidade e das orlas das praias; projetar a iluminação das orlas das praias; elaborar Rotas de Turismo (Rural e Ecológico) e ofertar Curso FIC em Agroturismo.

Todas as demandas foram encaminhadas ao IFF, serão analisadas e posteriormente o município receberá projetos que atendam a todas ou parte delas.

Para a Prefeita Francimara Azeredo, “A parceria entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e o Instituto Federal Fluminense é união estratégica para que nossa cidade siga avançando. É uma parceria abrangente e fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural de nosso município.”.

Já para o Vice-prefeito, Raliston Souza, “Essa parceria anima a todos, pois os resultados serão de grande valor. Temos um campo imenso para a atuação do IFF. O mais importante é que a população será beneficiada. Desejamos que a partir de hoje, nossa parceria seja contínua! Somos um grupo que visa o bem da população e agradecemos imensamente a disponibilidade do IFF em abraçar esta causa.”.

“A nossa missão é contribuir para a formação dos nossos alunos, da nossa região e São Francisco de Itabapoana é uma área de abrangência do nosso campus. Os municípios buscarem esse tipo de parceria de acordo com sua vocação é muito válido e o IFF está de portas abertas. O que pudermos fazer para contribuir para a melhoria da sociedade, será feito.”, afirmou o Diretor de Pesquisa do campus Campos Centro do IF Fluminense, Jonivan Lisboa.

Vale ressaltar que a Diretoria de Extensão do campus Campos Centro do IF Fluminense está em processo de finalização do “Portfólio de Oportunidades e Demandas do campus Campos Centro”, que receberá as solicitações das Secretarias Municipais das Cidades do Norte e Noroeste Fluminense.

Segundo o Diretor de Extensão do campus Centro, o professor Alex Cabral Barbosa, “Será realizado um mapeamento das situações-problema e serão propostas soluções tecnológicas por meio de projetos, trabalhos de conclusão de curso.

#SMEC – Educando com amor!

#Educação #Cultura #Informação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui